As capacidades de Engenharia, Compras e Construção (EPC) do grupo tecnológico Wärtsilä foram claramente demonstradas com três entregas de projetos recentes no Brasil, concluídas com sucesso em tempo recorde. Os pedidos foram feitos no quarto trimestre de 2021 pelas empresas TEVISA, Linhares Geração e Povoação Energia, que são controladas por fundos geridos pelo BTG Pactual Asset Management.
A urgência para a conclusão foi em atendimento à Data de Operação Comercial exigida das usinas, conforme estabelecido pelas regras do leilão PCS/2021, organizado pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil em outubro de 2021. Da assinatura do contrato ao início da operação comercial, o tempo necessário para a implantação de cada projeto seria de aproximadamente 14 meses. No entanto, a Wärtsilä concluiu os três projetos em menos de 8 meses. Da construção das edificações até o comissionamento foram apenas três meses e, embora os equipamentos tenham sido entregues no 2º trimestre de 2022, todas as três usinas entraram em operação comercial em julho de 2022.
Graças à capacidade da Wärtsilä em atender aos rigorosos requisitos de prazo, o cliente conseguiu cumprir plenamente com as condições dos Contratos de Compra de Energia emitidos pelas autoridades brasileiras da área de energia. A eletricidade produzida por essas usinas será integrada à rede nacional, garantindo assim a confiabilidade do sistema.
“Estamos extremamente satisfeitos com a eficiência e confiabilidade da Wärtsilä em ter tudo concluído a tempo, apesar do cronograma excepcionalmente apertado. Eles superaram todos os diversos desafios envolvidos e fizeram, em conjunto com o nosso time, um trabalho de primeira classe. Sua reputação no Brasil por ser um parceiro confiável com excelentes capacidades de EPC é merecida”, disse Marcelo Oliveira, CEO das empresas TEVISA, Linhares Geração e Povoação Energia.
“Concluir esses projetos dentro do prazo necessário exigiu experiência e know-how. Nossa forte presença no Brasil e a compreensão das necessidades e práticas locais foram essenciais para tornar as entregas rápidas um sucesso. Utilizamos uma maior quantidadede mão de obra e equipamentos extras em ambos os locais de construção, bem como trabalhamos em dois turnos sete dias por semana. Penso que, mais uma vez, reforçamos a competência e as capacidades da Wärtsilä para o setor de energia”, comentou Jorge Alcaide, Diretor, Américas Sul, Wärtsilä Energia.
Entre as muitas dificuldades encontradas estavam o congestionamento de navios resultantes de atrasos logísticos em função da pandemia da Covid-19, e impactos advindos da guerra na Ucrânia, que afetaram a disponibilidade de materiais. A Wärtsilä foi capaz de enfrentar esses contratempos, por exemplo, fretando embarcações dedicadas para entregar equipamentos e materiais, e utilizando um número significativo de entregas via aérea para garantir que tudo estivesse no local quando necessário.
Três usinas fazem parte dos projetos, todas no Espírito Santo, são elas: a usina UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo e a usina UTE Povoaҫӑo1, ambas em Linhares, e a usina UTE Viana 1, em Viana. As três plantas apresentam motores a gás Wärtsilä 34SG, totalizando 16 motores com uma potência combinada de aproximadamente 150 MW, suficiente para fornecer eletricidade para cerca de 280.000 residências na região. Até o momento, o histórico de entregas de EPC da Wärtsilä compreende 551 usinas em 109 países. Sua produção total está próxima de 21.720 MW. Para cada projeto, devem ser atendidas necessidades específicas, bem como o cumprimento de regulamentos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais afetadas. A Wärtsilä desenvolveu uma abordagem flexível para as diferentes demandas. Ela fornece ao cliente um único ponto de contato para garantir o gerenciamento eficiente do projeto e faz pleno uso das mais recentes tecnologias digitais e sistemas de informação.
A Wärtsilä está presente no Brasil desde 1990 e tem operações no Rio de Janeiro, Recife e Manaus. Até o momento, a Wärtsilä entregou 2,9 GW de capacidade da usina no Brasil, dos quais 700 MW estão atualmente cobertos por acordos de serviço de longo prazo. A Wärtsilä também converteu 275 MW em usinas operando com óleo no país, para funcionarem com gás natural.
Contato para a imprensa: