Wärtsilä converteu com sucesso três usinas elétricas brasileiras para gás natural. Essas melhorias reduzirão os custos e as emissões, aumentando simultaneamente a confiabilidade.
O Brasil está tomando medidas concretas para fortalecer seu sistema energético e reduzir as emissões de carbono. Três empresas diferentes fizeram, recentemente, uma parceria com a Wärtsilä para converter suas usinas mais antigas e utilizarem o gás natural como combustível.
“Essas usinas usavam uma mistura de gás natural e óleo combustível pesado”, explica Adriano Marcolino, General Manager Agreements & Upgrades Region South. “O governo tem incentivado a mudança para combustíveis mais limpos, nestes casos passando para 100% gás natural. Quando você considera os ganhos de eficiência e os subsídios, essas melhorias se pagarão. Com a conversão para gás puro e a manutenção de contratos de serviço de longo prazo, as usinas elétricas irão reduzir as emissões, economizar custos de combustível e aumentar o desempenho dos motores”.
Com a conversão para gás puro e a manutenção de contratos de serviço de longo prazo, as usinas elétricas irão reduzir as emissões, economizar custos de combustível e aumentar o desempenho dos motores.
As três conversões ocorreram em Manaus, no estado do Amazonas, no norte do Brasil. Um projeto foi com a RAESA para a usina Cristiano Rocha, o segundo foi com a Companhia Energética Manauara para converter a usina elétrica Manauara, e o terceiro foi com a GERA Amazonas para a usina UTE Ponta Negra.
“Estamos enfatizando nosso compromisso com o meio ambiente, convertendo a usina para operar com motores a gás altamente eficientes e flexíveis da Wärtsilä”, diz Alcio Adler, Diretor Executivo da GERA Amazonas. “Tivemos um relacionamento longo e bem-sucedido com a Wärtsilä, e este projeto de conversão e o contrato renovado de Operação e Manutenção mostram a confiança que temos em sua capacidade de fornecer as soluções de que precisamos para atender melhor nossos clientes”.
Essas usinas atuam como produtoras independentes e possuem contratos que visam fornecer energia para pessoas e empresas na região. Com 20 anos de duração, esses contratos representam grandes compromissos de longo prazo, o que ilustra a confiança do cliente nas soluções eficientes e econômicas da Wärtsilä.
Como é a abordagem em um projeto de conversão para gás?
Cada cliente foi auxiliado pela Wärtsilä a desenvolver um case de negócios sólido para determinar o valor das conversões. A Wärtsilä gerenciou todas as fases do projeto, como estudos iniciais de viabilidade, obtenção de financiamento, propostas de solução, planejamento de execução e implementação.
“Podemos empreender projetos grandes e complexos com contratos de engenharia, compras e construção (EPC)”, observa Marcolino. "Lidamos com tudo para que nossos clientes possam se concentrar em seus negócios e não se preocupar com o projeto”.
Cada usina converteu os motores de combustão Wärtsilä 46GD dual-fuel em motores a gás Wärtsilä 50SG. A Wärtsilä, juntamente com seus clientes, também desenvolveu contratos de serviço novos ou atualizados para manter as usinas elétricas operando em ótimas condições. Simultaneamente, cada usina aumentou a produção de 85 MW para 92 MW.
Qual é impacto das conversões para o povo brasileiro?
“Uma razão pela qual aumentamos a capacidade de produção é para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia”, diz Marcolino. “As empresas assinaram contratos de fornecimento de energia e estão sujeitas a penalizações se apresentarem falhas. Elas também tiveram que continuar fornecendo durante o processo de conversão para gás”.
“Nossa equipe tem muito orgulho em fazer parte da primeira usina a ser convertida”, diz Sandro Fernandes Souza, Gerente da Usina Rio Amazonas Energia, na Cristiano Rocha. “Ter ativos renovados com maior confiabilidade nos permite trabalhar em uma possível prorrogação do contrato para continuar fornecendo energia para as pessoas e as empresas do sistema elétrico de Manaus”.
Além de maior confiabilidade na oferta, os brasileiros também desfrutam dos benefícios das conversões para gás, uma vez que elimina o uso de óleo combustível pesado e não onera as despesas públicas, devido o reembolso correspondente pela Conta de Consumo de Combustível (CCC) nacional.
Os três projetos reduzirão 105 mil Toneladas Métricas de Dióxido de Carbono Equivalente anualmente, o que é semelhante a tirar 22.800 carros da estrada. Além disso, o SOx é reduzido em 75%.
“Esse projeto de conversão demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental”, diz Bruno Menezes, Diretor da Usina, Companhia Energética Manauara. “Estamos reduzindo nossa pegada de carbono ao mesmo tempo em que melhoramos nosso desempenho econômico”.
The conversion, increased capacity and service agreements will also improve efficiency, reliability and predictability of costs, as well as resetting the engines to zero running hours. Marcolino also notes that these grid balancing engines will help Brazil prepare for the future. Conversion is the way to get prepared for the sustainable fuels of the future once they will come commercially viable and locally available.
“O Brasil é um país grande, mas isso terá um impacto mensurável”, destaca. “Realizamos conversões de gás em mais de 100 motores em todo o mundo e estamos prontos para ajudar ainda mais empresas a reduzir custos e emissões.”